TEOLOGIA DAS RELIGIÕES
Como acha que se dava o intercâmbio entre as grandes religiões antes do advento da internet?
Você estava lá acompanhando como muitos da minha família?
O que você acha que aconteceu com o catolicismo para que uma outra igreja chamada evangélica se erguesse?
Você conhece os problemas teológicos da Igreja ocidental e da igreja oriental?
Você sabe o nome da roupa que a sociedade de Maria Madalena usava (o nome do tecido e da roupa)?
Você sabe que Maria era um título e não um nome?
Você acha que a Teologia das religiões apresentam um estatuto epistemológico bem definido?
Você sabe quem foram Jean Daniélou e Henri de Lubac para a Teologia ocidental?
Você conhece a problemática
das religiões cristãs que se fundam na aliança com Noé, aliança cósmica que comporta a revelação de Deus na natureza e na consciência, diversa da aliança com Abraão?
Qual delas teve o valor salvífico para a Teologia?
Você acha que a oferta da graça, na ordem atual, alcança todos os homens, e que estes têm certa consciência, não necessariamente reflexa, de sua ação e de sua luz?
Você concorda que alguns defendem uma teologia da história das religiões; outros levam em consideração a evolução histórica das religiões, suas respectivas especificidades, às vezes incompatíveis entre si;
E outros reconhecem a importância do material fenomenológico e histórico, sem contudo invalidar o método dedutivo; sendo que outros, ainda, se negam a dar um reconhecimento positivo global das religiões?
Você ainda acha que Teologia é ficar no concordo X discordo num grupo de estudos?
Numa época em que se aprecia o diálogo, a compreensão mútua e a tolerância, é natural surgir tentativas de elaborar uma teologia das religiões a partir de critérios aceitos por todos, isto é, que não sejam exclusivos de determinada tradição religiosa. Por isso, nem sempre se distinguem claramente as condições para o diálogo inter-religioso e os pressupostos básicos de uma teologia cristã das religiões.
Você acha que Cristocentrismo é igual a Teocentrismo?
Quais são os problemas teóricos e práticos ao se privatizar e limitar o valor da verdade de cada religião?
Cada religião tem sua Teologia, cada tradição cristã tem sua Teologia, todas as religiões do mundo possuem Teologias, e nenhuma é igual a outra
Você acha que vai debater teologia citando versículos?
A paz e o desejo do Senhor Jesus é para todos, meus irmãos em Cristo Jesus, com base na própria palavra de Deus, digo, em Heb. 10:25, que diz " antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." Admoestando-nos, ou como diz algumas traduções "encorajemo-nos, a propria palavra significa também, {avisar, advertir, estimular} na verdade, é isso que fazemos e devemos fazer sempre quando nos ajuntamos, e em um grupo, ainda que de rede social, penso que não é diferente, precisamos de estimulo, precisamos de alimento, precisamos estarmos sempre em busca do pão que desce do ceu, o pão que sai da boca de nosso Pai, o Deus criador de todas as coisas, e de nossas vidas, pelo menos biblicamente e espiritualmente falando, é isso que penso, assim como sei que é isso que pensa muitos de nós, então é por isso que deixo paras nossa meditação, as mesma palavra que saiu da boca do Senhor e que se encontra em Josué Cap. 1: 7 e 8 "Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar".
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido, louvado seja o Senhor nosso Deus por tais encorajamento, Deus tem um cuidado muito grande por nós, e um amor inigualavel, haja vista o fato de ELE ter entregue de presente para cada um de nós, ou pelo menos aos que de bom grado aceita, o que ELE sempre teve de MELHOR, digo, seu proprio filho, essa admoestação de Deus, permeia toda escritura, perdura e deve continuar perdurando por toda a nossa vida, pois é verdadeiro alimento, deis sempre foi assim na antiga aliança, e continua sendo na chamada nova aliança, tanto que teve o cuidado e a atenção de usar inspiradamente, homens como Paulo, Pedro, Judas, e demais, sei que estou digitando para pessoas inteligentes e sabias, mas não estou ensinando, só admoestando conforme aconselhamento biblico (Hb.10:25). Mas continuando, vemos Paulo seguindo este mesmo propósito Conf: 2 Tm. 3: 14,15,16,17, Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as Sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. Glória a Deus, é com exortação como essa e outras proferidas por homens inspirados pelo Espirito Santo, que me sinto forte, e peço que voçes assim o sinta também, pois o proprio Paulo já de antemão advertia a igreja que viria tempos trabalhosos, (2Tm. 3:1) e estamos vivendo esse tempo, acredito que cada um de nós temos esse compromisso pelo menos me refiro a lideranças de grupos e ou igrejas, em outras palavras, o que está inseridos em Ef. 4:11, quando a palavra de Deus diz que Deus levantou lideranças espirituais para, ou querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra, para EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO; seu Ministério. Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homens perfeitos, à medida da estatura completa de Cristo, com essas humildes palavras exorto aos irmãos para continuarmos orando, apegado a palavra, ensinando tanto a nós mesmo, como nossos filhos e liderados, e tenhamos em mente as palavras de Judas, o servo de Jesus Cristo, aos, santificados em Deus, e conservados por Jesus Cristo: que no intuito de escrever a cerca da salvação comum, teve por necessidade escrever-nos, e exortar-nos a batalhar pela fé que foi dada aos santos.
Jesus Cristo é para todos desse blog, e que todos nós possamos está sempre celebrando e gozando de plena saude e bem-aventuranças. O que acontece quando o valor da verdade é privada dentro do núcleo de cada religião e não consegue convencer nem englobar todas as demais sendo que a religião se propõe a ser universalista?
Seria necessário pensar mais na perspectiva cristã da salvação como verdade e do estar na verdade como salvação?
Você sabe a diferença da igreja Maronita oriental x a Santa Sé do Vaticano?
Sabe que Calvinistas são cristãos e não pensam iguais aos evangélicos e católicos?
Sabe que a função da teologia salvífica da Igreja Anglicana se esbarra no arcabouço de outras teologias?
Você consegue abraçar o senso de que apesar de Cristo ser Um só ele não é visto de forma igual em todas as religiões de tradição cristã?
Tem muito mais que conhecer, acredite! Essas questões citadas são para lembrar apenas e não para ensinar aos nobres irmãos estudiosos e conhecedores das Escrituras e a Teologia. O que podemos fazer para admoestação nos dias atuais?
Ótima semana e paz de Cristo a todos!
Comentários
Postar um comentário
Comentar sem palavrões, nem ofensivas, todos e anônimos neste blog