Pular para o conteúdo principal

Livros Projeto Educar VALDECI FIDELIS play.google.com/books/s/224296248729

 Esquerda














Página: editar

Esta coleção de livros E-book, são simples, mas, foram produzidos pelo pelo esforço buscar em Jesus Cristo inspiração e juntar cada parte de textos escritos por mim em sites e blogs, acompanhando grandes militantes do mundo eclesiástico. Pastores como Josué Gonçalves; Josué Gomes, Silmar Coelho, Apóstolo Paulinho de Jesus, David Quinlan e outros visitantes no Brasil vindos do exterior.  

PROJETOS DE ORIENTADOR

 1 Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Apostila do Orientador

2 Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros Claudeci Costa Nobre Leonardo Araújo Apostila preparada pelo Prof. Leonardo AraújO .

3 Data: / / Aula No 01: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: O QUE SÃO NARRATIVAS BIBLICAS? Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento metodológico 1. Levar o aluno a 1. O que são ser capaz de definir o narrativas? que são narrativas bíblicas. 2. Fazer com que o aluno seja capaz de identificar alguns livros da Bíblia que estão em forma de 2. Alguns exemplos de narrativas bíblicas Conversar com os alunos sobre os vários gêneros de narrativas que eles conhecem no seu cotidiano (novela, filme, conversa, noticiário, esportes, jornal). 2. Apresentar a Bíblia como um livro onde são narradas histórias comparando com os gêneros narrativos citados acima. Recursos didáticos Vídeo. 3. O aluno também deverá aprender quais são os tipos de narrativas bíblicas de acordo com o seu gênero (heróico, trágico, epopéico, romântico,satírico, e polêmico). Avaliação: O aluno deverá abordar as seguintes questões: 3. Mostrar na Bíblia exemplos de narrativas bíblicas. 4. Pedir aos alunos que respondam seu caderno de exercício. 1. Com suas palavras diga o que você entende por narrativas bíblicas. 2. Qual a importância de conhecer o que são narrativas bíblicas? 3. Dê um exemplo de narrativa bíblica. 4. Cite alguns exemplos de tipos de narrativas bíblicas. 5. Quais são as características deles?

4 Data: / / Aula N 02: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: RAZÕES PARA O USO DE NARRATIVAS BIBLICAS Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento 1. Mostrar aos alunos porque o uso das narrativas bíblicas é importante. 2. Levar o aluno a perceber que é mais fácil interpretar e estudar uma narrativa bíblica do que outros tipos de textos, um salmo por exemplo. 3. Mostra que as narrativas bíblicas são usadas porque usam uma linguagem mais fácil, prendem a atenção dos ouvintes (porque todos gostam de ouvir histórias), podem ser aplicadas a vida cotidiana, e ficam na memória dos ouvintes por mais tempo. 1. São importantes porque alcançam pessoas de todas as idades e níveis culturais. 2. Alguns exemplos de narrativas bíblicas 3. Alguns exemplos de narrativas bíblicas usadas por Jesus. Avaliação: O aluno deverá responder as seguintes perguntas: Conversar com os alunos sobre a importância do uso das narrativas bíblicas. 2. Apresentar na Bíblia um livro que não use narrativa, comparando com uma 3. Mostrar na Bíblia exemplos de narrativas bíblicas usadas por Jesus. 4. Pedir aos alunos que respondam o exercício em sua Recursos didáticos 1. Para você por que o uso de narrativas bíblicas é importante? 2. Para você, o uso de narrativas bíblicas é mais fácil do que o uso de outros tipos de texto? 3. Você pode dar um exemplo de narrativa bíblica usada por Jesus?

5 Data: / / Aula N 03: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: ALGUNS MÉTODOS USADOS PARA COMUNICAR USANDO NARRATIVAS BÍBLICAS. Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento Recursos didáticos 1. Mencionar neste ponto os vários métodos usados para comunicar utilizando narrativas. 2. Como podemos combinar um sermão que usa narrativas mediante o diálogo. 3. Como podemos combinar o sermão com o ensino. 1. Contando as narrativas. 2. Narração combinada com diálogo. 3. Narração combinada com ensino (ensinando as narrativas) Conversar com os alunos mostrando que o narrador apenas conta a história bíblica, tomando o cuidado de ser fiel ao relato bíblico, não alterando em nada da história registrada na Escritura, apesar de utilizar suas próprias palavras. 2. Mostrar que na narração combinada com diálogo, o narrador conta a história bíblica e depois conversa com os ouvintes sobre ela, fazendo perguntas para estimular os ouvintes. Dinâmica. Avaliação: O aluno deverá responder as seguintes perguntas: 1. O que é contar uma narrativa bíblica? 2. Você pode definir como é usado o método de combinar narração com diálogo? 3. Como é usado o método de usar a narração com base para ensinar verdades bíblicas? 4. Como o pregador pode usar a narração para ajudar em sua pregação?

6 Data: / / Aula N 04: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: ANALISANDO UMA NARRATIVA BIBLICA Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento 1. Mencionar neste ponto, os passos usados para estudar uma narrativa bíblica. 1. A importância de ler a narrativa várias vezes. 2. Como identificar a estrutura da 3. Considerar o contexto da Conversar com os alunos, mostrando que ao ler uma narrativa repetidas vezes, o aluno observará detalhes que passam despercebidos na primeira leitura. Além disso, ele memoriza o texto. 2. Mostrar que ao ler o texto, podemos identificar seus elementos principais (introdução, problemas, desfecho, conclusão). Recursos didáticos 4. Determinar o personagem ou os personagens principais da 5. Determinar os aspectos principais da narrativa (problema inicial, pontos de referencia da seqüência narrada, e a situação final). 6. Destacar as lições mais importantes da Avaliação: O aluno deverá responder as seguintes perguntas: 3. Mostrar os vários elementos contidos no contexto da narrativa (costumes, usos, geografia, momento histórico), enfatizando que eles podem ser importantes para a compreensão da 4. Mostrar a importância de conhecer a historia do personagem ou dos personagens envolvidos na narrativa, o que nos ajuda a entender a história narrada. 5. Mostrar aos alunos quais os aspectos principais da narrativa (contexto, personagens, lugares, sentimentos, costumes, etc.). 6. Mostrar ao aluno qual a importância que a narrativa bíblica pode ter para as pessoas, ou seja, como tirar aplicações ou lições para o cotidiano. 1. Por que a leitura da narrativa mais de uma vez é importante? 2. Você acha que considerar os fatos acontecidos antes e depois da narrativa, são importantes para que entendamos melhor o que está sendo narrado? 3. É possível tirarmos lições para o nosso cotidiano através das narrativas bíblicas?

7 Data: / / Aula N 05: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: PREGANDO AS NARRATIVAS Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento 1. Mencionar neste ponto os passos que o pregador da palavra deve seguir para poder preparar um sermão. 2. Mostrar que o ciclo de comunicação tem três passos que deverão ser aplicados durante a pregação. 1. Como o pregador deve começar a preparar seu sermão. 2. Qual a importância do uso das ilustrações durante a pregação. 3. Mostrar como os ouvintes podem tirar lições para suas vidas (como fazer a aplicação) Conversar com os alunos mostrando que para começar a preparar um sermão, o pregador precisa analisar a narrativa escolhida. 2. Mostrar que durante a análise da narrativa escolhida, ele descobrirá várias lições, sabendo escolher quais serão usadas como divisões para seu sermão. 3. Mostrar os vários elementos contidos no contexto da narrativa (costumes, usos, geografia, momento histórico), enfatizando que eles podem ser importantes para a compreensão da 4. Mostrar a importância de conhecer a história do personagem ou dos personagens envolvidos na narrativa, o que nos ajuda a entender a historia narrada. Recursos didáticos Vídeo. 5. Mostrar aos alunos quais os aspectos principais da narrativa (contexto, personagens, lugares, sentimentos, costumes, etc.). 6. Mostrar ao aluno qual a importância que a narrativa bíblica pode ter para as pessoas, ou seja, como tirar aplicações ou lições para o cotidiano. Avaliação: O aluno deverá abordar as seguintes questões: 1. Cite alguns passos que o pregador deve usar ao preparar o seu sermão. 2. O que são ilustrações? 3. Para você o uso de ilustrações no sermão é importante, ou é algo que o pregador pode deixar de usar?

8 Data: / / Aula N 06: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: PREPARANDO UM SERMÃO COM DIFERENTES ESTILOS Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento Recursos didáticos 1. Mostrar ao aluno como deve ser feita a preparação de um sermão com diferentes estilos. 1. Preparando um sermão no estilo narração com pregação depois. 2. Preparando um sermão no estilo narração com pregação intercalada Explicar aos alunos que o pregador pode começar o sermão contando a narrativa, utilizando para isso os pontos de referencia contidos na análise da O aluno também pode usar o contexto como introdução antes de entrar na narrativa da história escolhida, para servir de pano de fundo do sermão. 2. Explicar que para preparar o esboço do sermão no estilo narração com pregação intercalada, o pregador deverá seguir os mesmos passos do estilo anterior, com algumas diferenças. Avaliação: O aluno deverá responder as seguintes perguntas: 1. Como é feito um sermão que usa o estilo narração com pregação depois? 2. Como podemos preparar um sermão com pregação intercalada? 3. Qual a importância da introdução para um sermão que usa narrativas?

9 Data: / / Aula N 07: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: DICAS PARA PREGAR UM SERMÃO Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento 1. Mostrar ao aluno algumas dicas para se preparar melhor para pregar o sermão. 1. Preparando-se e contando com o poder da palavra de Deus e do Espírito Santo. 2. Encarar o medo. 3. Vestir-se adequadamente para os ouvintes Através do dialogo, mostrar que o pregador deve estar bem preparado, mas que também é importante ter unção. 2. Ensinar como o pregador deve aprender a encarar os medos comuns de quem fala em publico. 3. Explicar aos alunos que a primeira impressão que os ouvintes terão do pregador será baseada na sua aparência. Recursos didáticos 4. Mostrar como deve ser a postura do pregador no púlpito. 4. Mostrar que o pregador deve transmitir a mensagem não somente com a fala, mas também com o corpo, uma vez que todo o corpo fala quando estamos pregando. 5. Mostrar como deve ser a linguagem usada pelo pregador. Avaliação: O aluno deverá abordar as seguintes questões: 5. Mostrar que o pregador deve evitar vícios de linguagem, falar de forma que o publico possa escutar a mensagem, seguir o esboço preparado do sermão, buscar informações sobre a audiência e local, estando preparado para fazer adaptações por causa de eventos inesperados. 1. Fale um pouco sobre o preparo que um pregador deve ter com a sua aparência quando for pregar a mensagem de Deus. 2. De acordo com o texto estudado, como o pregador pode dominar o seu medo de falar em público? 3. Como deve ser a linguagem usada pelo pregador?

10 Data: / / Aula N 08: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: ENSINANDO UMA NARRATIVA POR MEIO DE PERGUNTAS Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento Recursos didáticos 1. Mostrar ao aluno como pode ser ensinada uma narrativa através do uso de perguntas. 1. Usando uma narrativa como texto principal para o estudo bíblico. 2. Alguns tipos de perguntas: aberta, fechada, em busca de descobrir fatos ou lições, dar seqüência; e fazer a aplicação Mostrar ao aluno como fazer uma narrativa e usar perguntas para aprender através de conversa. 2. Mostrar ao aluno os diferentes tipos de perguntas que podemos usar em uma conversa aberta, fechada, etc. Avaliação: O aluno deverá responder as seguintes perguntas: 1. Para você, o uso de narrativas que usam a conversa entre o pregador e o povo é bom ou atrapalha a pregação? 2. Qual a vantagem em se usar o diálogo para pregar mensagens bíblicas? Ele facilita a aprendizagem?

Comentários